Savatage

Heavy Metal

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foto de Savatage
Savatage é uma banda norte-americana de heavy metal fundada em Tampa, na Flórida, no final dos anos 70 com o nome de Avatar pelos irmãos Jon e Criss Oliva, do Metropolis. Em 1979, o baterista Steve Wacholz se junta à banda, e, após inúmeros baixista, o line-up estabiliza-se com Keith Collins. Após participar de algumas compliações, o Avatar lança de forma independente o EP City Beneath the Surface em 1982, mas abandona o nome para evitar futuros problemas legais. Assim, o Savatage inicia sua carreira seguindo uma linha mais tradicional, na veia do metal inglês, quando lança pela Par Records seus primeiros discos (Sirens, 1982, e o EP The Dungeons Are Calling, 1983), cujos destaques eram a voz única de Jon Oliva e os riffs agressivos de seu irmão Criss. Em 1984, o grupo assina com a Atlantic Records e lança no ano seguinte Power of the Night, produzido por Max Norman (Ozzy Osbourne, Megadeth) e excursiona pelos Estados Unidos. Após a turnê, o grupo despede Keith Collins e traz para o posto de baixista Johnny Lee Middleton (ex-Lefty). Em 1986, o grupo viaja a Londres para a gravação do novo disco, Fight for the Rock, lançado no mesmo ano. O álbum marca a primeira mudança no som do Savatage, aproximando-se mais do classic rock, por influência de seus empresários. O som menor vigoroso desagrada aos fãs e à própria banda, quase culminando em um precoce final devido ao descontentamento interno dos membros e à fraca vendagem. Após ver o Savatage ao vivo pela primeira vez em um show em que o grupo abria para o Motörhead em Londres, Paul O'Neill se interessa em trabalhar com a banda. Com uma mudança de empresariamento, o contrato com a Atlantic é renegociado e, em 1987, sai Hall of the Mountain King, redirecionado às raízes mais pesadas do conjunto, ao mesmo tempo apresentando uma aproximação da música clássica, com o uso da composição de Edvard Grieg na faixa-título e na instrumental "Prelude to Madness". O trabalho é aclamado por crítica e público. Após extensa turnê pelos Estados Unidos e Europa, que conta com o guitarrista de apoio Chris Caffery tocando fora do palco, o grupo se reúne para dar início aos trabalhos do próximo disco. Durante as sessões de gravação e composição, Jon Oliva é internado numa clínica de reabilitação. Em 1990, sai Gutter Ballet, seguido por uma turnê que dura todo o ano no velho continente e pela América do Norte. Para os shows, Caffery é efetivado como membro do grupo. Gutter Ballet retoma a evolução iniciada em Hall of the Mountain King, aproximando-se mais, desta vez, dos musicais da Broadway - a faixa-título e "When the Crowds are Gone", os dois vídeos lançados do disco, foram compostas após Jon Oliva assistir "Phantom of the Opera" na Broadway. O álbum também marca uma maior participação de Paul O'Neill no processo de composição das letras, função que viria a ser exclusivamente sua a partir de então. Em 1991, o grupo começa a gravação de seu disco mais ousado. Tomando nove meses e 250 mil dólares para ser completado, o Savatage lança Streets - A Rock Opera, seu primeiro disco conceitual. Após tocar no Japão pela primeira vez e outro retorno à Europa, o grupo, contando com John Zanner nos teclados, tem sua turnê americana diminuída pela fraca vendagem do disco, prejudicada pela ascensão do grunge nos Estados Unidos. Vivenciando constantes problemas de drogas que afetavam sua voz e sua performance, Jon Oliva resolve deixar o grupo em 1992. A banda dá seqüência aos trabalhos recrutando o vocalista Zak Stevens (ex-Wicked Witch). Em 1993, é lançado Edge of Thorns, apresentando uma sonoridade mais comercial e tendente ao hard rock, mas ainda contando com a colaboração de Jon nos teclados e nas composições. Para a turnê, outra baixa. Steve Wacholz resolve sair do grupo para se dedicar a outro negócio. Um Savatage desfigurado excursiona pela Europa e Estados Unidos com Andy James (ex-Roxx Gang) na bateria e Wes Garren como guitarrista adicional. O pior, no entanto, ainda estava por vir. Na madrugada de 17 de outubro de 1993, Criss Oliva e sua esposa iam para Zephyrhills na Flórida assistir o festival Livestock, quando se envolveu num acidente com um motorista bêbado e morreu na hora. Com o futuro do grupo em cheque, Jon Oliva se tranca com Paul O'Neill em um estúdio e o vocalista passa a compor como uma terapia para lidar com a morte do irmão. Gravando praticamente todos os instrumentos sozinho, Jon chama Zak Stevens para cantar e Alex Skolnick é contratado para tocar os solos de Handful of Rain, lançado em 1994. O álbum contém duas faixas de impacto: "Alone You Breathe", um tributo a Criss, e "Chance", que marca a primeira aventura do Savatage pelos corais em contraponto. No geral, trata-se de um disco mais pesado e direto, demonstrando o clima tenso vivido pela banda. Para a divulgação do álbum, Johnny Lee Middleton e Steve Wacholz se reúnem com o Savatage para a sessão de fotos e o vídeo da faixa-título - que não contam com Jon Oliva, proibido de ter seu nome vinculado oficialmente a outros projetos por problemas contratuais. O baterista, no entanto, decide não participar da turnê, sendo substituído por Jeff Plate, antigo parceiro de Zak Stevens no Wicked Witch. Após excursionar pelos Estados Unidos e Japão, com Jon nos teclados, sai Live in Japan, primeiro disco ao vivo do grupo, marcado pelo dueto de Jon e Zak nos vocais de Gutter Ballet. Graças às boas críticas recebidas por Handful of Rain, Jon e Paul resolvem reformular o grupo. Alex Skolnick decide se dedicar integralmente a seus projetos de jazz. O grupo tem de volta Chris Caffery e passa também a contar com Al Pitrelli (ex-Asia e Alice Cooper) nas guitarras, além de efetivar Plate nas baquetas. Com esse line-up, incluindo Jon Oliva, ao final de 1995 é lançado Dead Winter Dead, o segundo disco conceitual da banda e excursiona pelos Estados Unidos, Europa e Japão. Com Dead Winter Dead, apesar de contar com duas faixas cantadas por Jon (e sem o creditar como membro efetivo), o Savatage se aproxima defintivamente dos musicais da Broadway, com mais corais em contraponto e faixas instrumentais inspiradas em composições clássicas. Uma delas, "Christmas Eve - Sarajevo 12/24", acaba por conseguir pequena repercussão pelas rádios americanas. Ciente do potencial da música, Paul O'Neill resolve lançá-la novamente sob o nome de um novo grupo, sem vinculação aos preconceitos do público em relação ao heavy metal. Assim nasce o Trans-Siberian Orchestra (TSO). Um vídeo é lançado para a música e ela explode pelos Estados Unidos, conduzindo à platina o disco de estréia, Christmas Eve and Other Stories - cantado por vários vocalistas da Broadway e lançado no fim de 1996. O Savatage então prepara seu novo álbum, The Wake of Magellan, lançado ao final de 1997 com o mesmo lineup e características do antecessor - exceto por ser um pouco menos ligado à música clássica e pelo retorno oficial de Jon Oliva ao line-up, não mais aparecendo no encarte como um convidado. Na turnê, pela primeira vez o grupo passa pelo Brasil, tocando no país em março e setembro de 1998, na última edição do Philips Monsters of Rock. Com o Trans-Siberian Orchestra aos poucos se tornando a prioridade de Paul O'Neill, o Savatage demora para lançar seu novo trabalho. Apenas em 2001 sai Poets and Madmen, após dois discos (Christmas Attic, de 1998, e Beethoven's Last Night, de 2000) e várias turnês natalinas do TSO, além de alguns contratempos. Inicialmente, Al Pitrelli é convidado em 2000 para substituir Marty Friedman no Megadeth e o que era para se tornar um remédio temporário se transforma em mais uma baixa no lineup do Savatage. Também no mesmo ano, a inatividade do grupo leva Zak Stevens a se dedicar a outros empregos - ele era o único membro menos envolvido com o TSO - e, por razões pessoais, vê-se obrigado a abandonar a banda. Ainda ocorre o fim do contrato com a Atlantic Records, e um novo negócio é feito com a Nuclear Blast, um selo especializado em heavy metal. Poets and Madmen, assim, poderia marcar mais uma vez um Savatage desfigurado, mas o retorno de Jon Oliva como vocalista principal do grupo e uma sonoridade bem mais pesada acabam por mostrar a banda mais próxima de suas raízes pesadas. Com a adição de Jack Frost (Seven Witches) nas guitarras e o desconhecido vocalista Damond Jiniya (Diet of Worms), o conjunto volta às turnês - e se apresenta novamente no Brasil em Agosto de 2001. Após a turnê européia no início de 2002, Jack Frost é demitido para um retorno nunca concretizado de Al Pitrelli, desempregado após o final abrupto do Megadeth. Para a turnê no verão do mesmo, citando compromissos assumidos anteriormente, Pitrelli é substituído por Jeff Waters (Annihilator). Com essa formação, o Savatage se apresenta ao vivo pela última vez em Belgrado, na antiga Iugoslávia, em 06 de agosto de 2002. Desde então, Jon Oliva e Chris Caffery seguiram carreiras solos, Zak Stevens voltou à cena musical com o CircleIICircle, Jeff Plate se juntou ao Metal Church, o TSO, além de lançar The Lost Christmas Eve em 2004, continuou a fazer turnês de muito sucesso pelos Estados Unidos, e o hiato do Savatage nunca ficou bem explicado. Um retorno é sempre aguardado, embora Jon Oliva desminta quaisquer rumores sobre uma reencarnação da banda que não seja apenas para shows de despedida envolvendo membros de formações anteriores. Nada, até agora, foi confirmado.

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