The Clash

Punk Rock

1338 views
Compartilhe:
foto de The Clash
The Clash foi um grupo de punk rock britânico que durou de 1976 até 1986. Uma das bandas mais aclamadas pela crítica da época, o The Clash foi famoso por seu alcance musical (incorporavam ska, reggae, rockabilly e muitos outros estilos musicais em seu repertório), por demonstrar uma sofisticação lírica e política que os distinguia da maioria de seus companheiros no movimento punk e por suas explosivas performances ao vivo. Formado originalmente por John Mellor - vulgo Joe Strummer - (vocais, guitarra rítmica), Mick Jones (vocais, guitarra), Paul Simonon (baixo e vocais), Keith Levene (guitarra guia) e Terry Chimes - creditado no primeiro LP como "Tory Crimes" - (bateria), o Clash foi formado em Londres, Inglaterra em 1976 durante a primeira leva do punk britânico. Strummer fazia parte dos The 101ers e Jones e Simonon da lendária banda de proto-punk London SS. Por influência do empresário Bernie Rhodes, Levene e Simonon recrutaram Strummer. Estava formado o Clash. Keith Levene foi o guitarrista da banda neste começo, mas depois de 5 shows abandonou o grupo sob circustâncias ambíguas. Depois do lançamento do primeiro álbum do Clash, Chimes foi substituído pelo baterista Topper Headon. Inicialmente a banda foi conhecida por sua visão extremamente esquerdista e pelas roupas que eles pintavam com slogans revolucionários. O primeiro show foi em 1976 como banda de apoio dos Sex Pistols, e então eles assinaram contrato com a CBS Records. O Clash lançou seu primeiro compacto ("White Riot") e seu primeiro álbum (The Clash) em 1977, alcançando sucesso considerável no Reino Unido. Apesar disso a CBS se recusou a lançá-los nos Estados Unidos, só o fazendo dois anos depois. The Clash foi um álbum de punk rock britânico seminal. A maioria das músicas eram porradas de 2-3 minutos, mas as composições e melodias superiores destacaram Strummer e Jones entre a maioria de seus contemporâneos. Incluiria também a primeira evidência de sua habilidade, que se repetiria por toda a carreira da banda, de absorver um estilo musical e dar a ele uma atmosfera própria, aqui com uma versão do clássico do reggae “Police and Thieves”. Seu álbum seguinte, Give ‘Em Enough Rope, foi o primeiro a apresentar Topper Headon em todas as faixas. Rope foi lançado em 1978, alcançando a segunda colocação na parada de sucessos britânica mas fracassando em sua tentativa de penetrar no maior mercado mundial de música, os Estados Unidos. Assim como a maioria das primeiras bandas punk, o Clash protestava contra a monarquia e a aristocracia no Reino Unido e ao redor do mundo. Mas ao contrário dessas primeiras bandas punks, o Clash rejeitou o sentimento dominante de niilismo e anarquismo. Ao invés disso, eles se solidariezaram com diversos movimentos de libertação da época. Sua visão política era expressada explicitamente em seus versos, como em “White Riot”, que encorajava jovens brancos a entrarem para organizações libertárias de negros. Certa vez, em 1977, durante um show da ‘’Love Music Hate Racism’’ organizada pela Liga Anti-Nazismo, Joe Strummer vestiu uma polêmica camiseta com as palavras ‘’Brigate Rosse’’ e o emblema da facção Baader-Meinhof estampadas no centro. Ele declarou posteriormente que usou a camiseta não para apoiar os terroristas, mas para chamar atenção à sua existência. Ainda assim, ele se arrependeu depois do show, o que o levou a compor a canção “Tommy Gun”, renunciando à violência como um meio de protesto. O The Clash também apoiava o IRA e o PLO, e, posteriormente, o Sandinista e outros movimentos marxistas da América Latina, além de estarem envolvidos diretamente com a polêmica Liga Anti-Nazismo e o Rock Against Racism. Eles são geralmente creditados por fundar as bases do punk rock no protesto liberal. ’Give ‘Em Enough Rope’’ foi o primeiro álbum do Clash lançado nos E.U.A., e para divulgá-lo a banda organizou uma turnê norte-americana em 1979. Seu primeiro álbum só sairia ali em julho de 1979, então em versão drasticamente revisada e editada da lançada anteriormente. O sucesso de crítica e de vendas do Clash nos Estados Unidos veio apenas com ‘’London Calling’’, álbum duplo lançado em 1979 (pelo preço de um simples, por exigência da banda) e considerado até hoje um dos maiores discos de "rock" de todos os tempos. Clássico absoluto, London Calling tem o mérito de mesclar, com extrema eficiência, ao punk estilos completamente díspares como reggae, ska, jazz, disco, rockabilly, R&B e pop. A raivosa faixa-título e o poderoso funk "Train in Vain" tornaram-se singles de sucesso nos charts americanos. A seguir veio ‘’Sandinista!”, álbum triplo pelo preço de um duplo, lançado no final de 1980. A banda continuou seus experimentos com o reggae e o dub, se expandindo em direção a outras técnicas de produção e estilos musicais, que incluíam jazz e hip-hop. O resultado confundiu os novos fãs e as vendas caíram, embora tenham se saído melhor nos E.U.A. Depois do lançamento de ‘’Sandinista!’’, o Clash entrou em sua primeira turnê mundial, visitando países da Ásia e da Oceania. Em 1982, a banda retornou com o mais vendido de seus álbuns, ‘’Combat Rock’’, apresentando os sucessos “Rock The Casbah” e “Should I Stay Or Should I Go?”. Os sintomas aparentemente passaram despercebidos com o sucesso de ‘’Combat Rock’’, mas depois deste álbum o Clash começou lentamente a se desintegrar. Topper Headon foi demitido devido à problemas com drogas, e o baterista original da banda, Terry Chimes, foi chamado de volta para a turnê seguinte. Depois da turnê ‘’Combat Rock’’ de 1982 ele saiu do Clash, convencido de que o grupo não duraria muito tempo com todas as brigas e desentendimentos. Em 1983, depois de uma longa busca por um novo baterista, Pete Howard foi recrutado e tocou com a formação original em alguns shows nos Estados Unidos. Em setembro de 1983, Strummer e Simonon expulsaram Jones da banda, citando seu comportamento problemático e divergências musicais. Depois de uma série de testes, a banda contratou Nick Shepperd e Vince White, ambos com 23 anos, como seus novos guitarristas. Eles voltaram a se apresentar em janeiro de 1984, e no final do mesmo ano anunciaram que um novo disco estava a caminho. As sessões de gravação deste novo álbum foram decepcionantes, com o empresário Bernie Rhodes recusando o talento considerável de Howard em favor de uma bateria eletrônica, alterando drasticamente os arranjos das músicas e baseando o som da banda em sintetizadores. Desiludidos com o álbum, Strummer levou o Clash para viajar pela Inglaterra e Escócia, tocando de graça em esquinas e bares. O grupo apresentou seus últimos shows em 1985. Enquanto isso, ‘’Cut The Crap’’ era lançado, sendo bombardeado pelas críticas e sofrendo vendas pífias. Joe Strummer atuou em alguns filmes, gravou trilhas sonoras e tocou com algumas bandas de sucesso limitado. No final dos anos 90, ele reuniu um grupo chamado The Mescaleros, assinando com o selo punk Hellcat Records e lançando um álbum chamado ‘’Rock Art and the X-Ray Style’’. A banda passou a fazer turnês pelos Estados Unidos e Inglaterra, tocando, além de suas músicas, sucessos do Clash e clássicos do reggae. Em dezembro de 2002, Strummer morreu subitamente, vítima de um ataque cardíaco. Ele tinha 50 anos. O álbum do Mescaleros em que ele estava trabalhando, ‘’Streetcore’’, foi lançado postumamente em 2003, sendo aclamado pela crítica. Depois do fim do The Clash, Paul Simonon entrou para um grupo chamado Havana 3AM, que gravou somente um álbum no Japão e se separou. Posteriormente Simonon voltaria às suas raízes de artista visual, organizando várias galerias de arte. Sua relutância em voltar a tocar foi citado como a principal razão de o Clash ter sido uma das poucas bandas punks britânicas dos anos 70 que não se aproveitou da febre de nostalgia punk que assolou o final dos anos 90 para tentar relançar a carreira. Depois de ser despedido do Clash, Topper Headon seguiu sem rumo com seu vício em heroína. Ele formou uma banda de jazz que durou pouco tempo. Até a gravação do documentário de Don Letts sobre o Clash, ‘’Westway To The World’’, Headon tinha sumido do mundo da música. Atualmente ele está limpo e continua a tocar. Foi em um de seus shows que ele ficou sabendo da morte de Joe, e em 2003 ele anunciou que tocaria em tributo a seu antigo companheiro de banda.

Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre The Clash fale agora mesmo com a gente!

Faltando alguma coisa aqui? Mande mais fotos de The Clash para gente!

TODOAS AS MÚSICAS
  1. (In The) Pouring Rain

    177 views
  2. 1-2 Crush On You

    249 views
  3. 1977

    186 views
  4. All the Young Punks (New Boots and Contracts)

    318 views
  5. Armagideon Time

    515 views
  6. Atom Tan

    285 views
  7. Bankrobber

    614 views
  8. Brand New Cadillac

    518 views
  9. Capital Radio (one/two)

    212 views
  10. Career Opportunities

    321 views
  11. Career Opportunities (Child Version)

    244 views
  12. Cheapskates

    255 views
  13. Cheat

    651 views
  14. City Of The Dead

    348 views
  15. Controle Remoto

    233 views
  16. Cool Confusion

    331 views
  17. Corner Soul

    398 views
  18. Death Is A Star

    194 views
  19. Death Or Glory

    327 views
  20. Deny

    355 views
  21. Dictator

    421 views
  22. Dirty Punk

    239 views
  23. Drug Stabbing Time

    228 views
  24. English Civil War

    240 views
  25. First Night Back in London

    235 views
  26. Garageland

    332 views
  27. Gates Of The West

    290 views
  28. Ghetto Defendant

    244 views
  29. Guns On The Roof

    231 views
  30. Hate And War

    267 views
  31. Hitsville U.k.

    243 views
  32. I Fought The Law

    403 views
  33. I Want You To Want Me

    410 views
  34. I'm So Bored With The USA

    450 views
  35. If Music Could Talk

    268 views
  36. Janie Jones

    302 views
  37. Justice Tonight/kick It Over

    239 views
  38. King Of The Road

    355 views
  39. Kingston Advice

    254 views
  40. Koka Kola

    238 views
  41. Last Gang in Town

    288 views
  42. Life Is Wild

    215 views
  43. Lightning Strikes (Not Once But Twice)

    287 views
  44. Listen

    618 views
  45. Long Time Jerk

    244 views
  46. Look Here

    559 views
  47. Lose This Skin

    265 views
  48. Louie Louie

    250 views
  49. Lover's Rock

    487 views
  50. Midnight Log

    320 views
  51. Midnight To Stevens

    206 views
  52. Movers And Shakers

    199 views
  53. Mustapha Dance

    242 views
  54. My Sharona (cover)

    217 views
  55. One Emotion

    207 views
  56. One More Dub

    415 views
  57. One More Time

    196 views
  58. Overpowered By Funk

    243 views
  59. Play To Win

    208 views
  60. Police And Thieves

    166 views
  61. Police On My Back

    185 views
  62. Protex Blue

    553 views
  63. Radio Clash

    228 views
  64. Rebel Waltz

    275 views
  65. Revolution Rock

    205 views
  66. Rock The Casbah

    743 views
  67. Rudie Cant Fail

    197 views
  68. Safe European Home

    188 views
  69. Sean Flynn

    225 views
  70. Should I Stay Or Should I Go?

    1020 views
  71. Silicone On Sapphire

    200 views
  72. Somebody Got Murdered

    208 views
  73. Something About England

    250 views
  74. Stay Free

    209 views
  75. Stop The World

    191 views
  76. Straight To Hell

    230 views
  77. Summertime Blues

    172 views
  78. Tainted Love

    372 views
  79. The Call Up

    235 views
  80. The Card Cheat

    276 views
  81. The Cool Out

    287 views
  82. The Crooked Beat

    225 views
  83. The Guns Of Brixton

    152 views
  84. The Leader

    213 views
  85. The Magnificent Dance

    235 views
  86. The Magnificent Seven

    279 views
  87. The Right Profile

    371 views
  88. The Sound Of The Sinners

    239 views
  89. The Street Parade

    199 views
  90. This Is England

    209 views
  91. This Is Radio Clash

    192 views
  92. Three Card Trick

    198 views
  93. Time is Tight

    201 views
  94. Untitled

    428 views
  95. Up In Heaven (Not Only Here)

    441 views
  96. Version City

    210 views
  97. Version Pardner

    192 views
  98. We Are The Clash

    241 views
  99. White Man In Hammersmith Palais

    232 views
  100. White Riot

    224 views
  101. Working For The Clampdown

    206 views
  102. You Really Got Me Now

    191 views

 

Envie mais letras de The Clash