Memphis Slim

Blues

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foto de Memphis Slim
Memphis Slim nome de nascimento era John Len Chatman, e ele nasceu em Memphis, Tennessee, Estados Unidos. Seu pai, Peter Chatman cantava, tocava piano e violão, e operado articulações juke [1], e agora é comumente acreditavam que ele tomou o nome em homenagem ao pai quando ele primeiro gravado para Okeh Records em 1940. Embora ele começou a tocar sob o nome de Memphis Slim, no mesmo ano, ele continuou a publicar canções sob o nome de Peter Chatman. Ele passou a maior parte da década de 1930 atuando em botecos, salões de dança e jogo de juntas em West Memphis, Arkansas, Missouri e sudeste. Ele instalou em Chicago em 1939, e começou a fazer equipa com o Big Bill Broonzy em clubes logo depois. Em 1940 e 1941, gravou duas músicas para Bluebird Records, que se tornou parte de seu repertório ao longo de décadas ", mulher, bebendo cerveja", e "Grinder Man Blues". Estes foram lançados sob o nome de "Memphis Slim", que lhe foi dada pelo produtor Bluebird, Lester Melrose. [2] Slim tornou-se um músico de sessão ordinária para o Azulão, e seu talento piano suportado astros consagrados, como John Williamson Lee "Sonny Boy", Washboard Sam, e Gillum Jazz. Muitas das gravações Slim's e performances até meados da década de 1940 foram com o guitarrista e cantor Broonzy, que Slim havia recrutado para ser o seu pianista após a morte de Josué Altheimer em 1940. Após a Segunda Guerra Mundial, Slim começou principais bandas que, refletindo o apelo popular de salto-blues, geralmente incluídas saxofones, baixo, bateria e piano. Com o declínio do blues de gravação, os majores, Slim trabalhou com os rótulos emergentes independentes. Começando no final de 1945, gravou com o trio para a pequena gravadora de Chicago Hy-Tone. [3] Com uma programação de sax alto, sax tenor, piano e cordas graves (Willie Dixon tocou o instrumento na primeira sessão), Ele assinou com a gravadora Milagre no outono de 1946. Um dos números registrados na primeira sessão foi o entusiasmado boogie "Rockin 'the House", do qual a banda iria tomar o seu nome. Slim e os Rockers Casa registrados principalmente para o Milagre até 1949, aproveitando o sucesso comercial. Entre as músicas que gravou foram "Messin 'Around" (que alcançou o número um nas paradas R & B em 1948 e "Harlem Bound." [4] Em 1947, o dia após produzir um concerto de Slim, Broonzy, e Williamson em Nova York Town City Hall, folclorista Alan Lomax trouxe os três músicos aos estúdios Decca e gravou com Slim nos vocais e piano. Lomax apresentou seções desta gravação na rádio BBC no início de 1950 como um documentário intitulado A Arte do Negro, e mais tarde libertado . uma versão expandida como o LP Blues in the Night Mississippi Em 1949, Slim expandiu sua combinação para um quinteto, adicionando um baterista, o grupo estava passando a maior parte de seu tempo em turnê, levando a sessões de gravação fora do contrato para o rei em Cincinnati e Pavão, em Houston. Um dos 1947 Slim gravações para Miracle, lançado em 1949, foi originalmente intitulado "Nobody Loves Me". Tornou-se famoso como "Every Day I Have the Blues". A música foi gravada em 1950 por Lowell Fulson e, posteriormente, por uma série de artistas como BB King, Elmore James, Ray Charles, Eric Clapton, Natalie Cole, Ella Fitzgerald, Jimi Hendrix, Mahalia Jackson, Sarah Vaughan, Santana Carlos, e Lou . Rawls [5] Joe Williams gravou em 1952 para Checker, seu remake de 1956 (incluído no Count Basie Swings, Joe Williams canta) foi introduzido no Hall da Fama do Grammy em 1992 [6] "Every Day I Have the Blues. "também é visto em John Mayer, Where The Light Is, um DVD (e CD), gravação ao vivo no Nokia de Los Angeles Theatre com Steve Jordan (bateria) e Pino Palladino (baixo). No início de 1950, Miracle sucumbiu a problemas financeiros, mas seus donos se reagruparam para formar o rótulo Premium, e Slim permaneceram a bordo até que a empresa sucessora vacilou no verão de 1951. Sua sessão de fevereiro 1951 para o Prêmio viu duas mudanças na programação do Rockers House ': Slim começou a usar dois saxofones tenor em vez da combinação de alto e tenor, e ele fez uma tentativa de adicionar o guitarrista Ike Perkins. Sua última sessão para o Prêmio manteve a programação duas tenor, mas dispensou a guitarra. Durante seu tempo com Premium, Slim registrado pela primeira vez sua canção "Mãe Terra". [7] Slim fez apenas uma sessão para o rei, mas a empresa comprou os lados sua Hy-Tone em 1948 e adquiriu seus mestres Milagre após ter falhado em 1950. Ele nunca foi um artista de Xadrez, Leonard Chess, mas comprei a maioria dos mestres Premium após a falha. Depois de um ano com a Mercury Records, Slim assinado com a United Records em Chicago; [8], o A & R, Lew Simpkins, conhecia de Miracle e Premium. O momento era propício, porque ele tinha apenas adicionou Matt "Guitar" Murphy ao seu grupo. Ele permaneceu com o United até o final de 1954, quando a empresa começou a cortar na gravação blues [9]. relacionamento próximo de Slim estável com uma gravadora teve que esperar até 1958, quando ele foi pego por Vee-Jay. Em 1959 sua banda, ainda com Matt "Guitar" Murphy, corte LP Memphis Slim no Portão do Corno de África, que apresentou uma melhor programação de suas canções mais conhecidas, incluindo a "Mãe Terra", "Gotta Find My Baby", "Rockin ' os azuis, "Out" Steppin '"e" Slim's Blues ". [10] Slim apareceu pela primeira vez fora dos Estados Unidos em 1960, em turnê com Willie Dixon, com quem voltou à Europa em 1962 como um artista de destaque no primeiro da série de shows de American Folk Festival, organizado pela promotora de Dixon e Willie Dixon, que levou vários blues notáveis artistas para a Europa em 1960 e 1970. O duo lançou vários álbuns juntos em Folkways Records, incluindo, Memphis Slim e Willie Dixon no Village Gate com Pete Seeger, em 1962. Nesse mesmo ano, mudou-se definitivamente para Paris e sua personalidade envolvente e apresentação bem afiado de tocar, cantar e contar histórias sobre o blues assegurou sua posição como a artista de blues mais importantes de quase três décadas. Ele apareceu na televisão em vários países da Europa, atuou em vários filmes franceses e escreveu a partitura para outro, e realizada regularmente em Paris, em toda a Europa, e no retorno da visita aos Estados Unidos. Nos últimos anos de sua vida, ele se juntou com o respeitado baterista de jazz George Collier. Os dois excursionaram pela Europa e chegou a ser amigos. Depois de Collier morreu em agosto de 1987, Slim apareceu em público muito pequeno. Dois anos antes de sua morte, Slim foi nomeado Comandante da Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura da República da França. Além disso, os EUA Slim Senado homenageado com o título de Embaixador-at-Large da Boa Vontade. Memphis Slim morreu em 24 de fevereiro de 1988, de insuficiência renal em Paris, na França, em 72 anos de idade. Ele é enterrado na Galiléia Memorial Gardens, em Memphis, Tennessee [12]. Em 1989, ele foi postumamente incluído no Hall da Fama do Blues.

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